Amantes de sushi, fãs de atmosferas envolventes e inesperadas e apaixonados por esplanadas, este é o hot spot do momento.
Em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade e no centro da movida citadina, 138 – nome do restaurante do novo 138 Liberdade Hotel, gerido pela Amazing Evolution – chama a si tudo isto e ainda lhes acrescenta charme e sofisticada descontração. Um lugar de romaria obrigatória à hora das refeições, mesmo para não hóspedes.
Sob a direção, mais do que isso, sob a paixão do chef Pedro Monteiro, verdadeiro alquimista de sabores, que leva a cabo experiências gastronómicas dignas de um festim real, o 138 é um retiro hedonista. A um menu de sabores tradicionais catapultados para a estratosfera gustativa e onde choques de temperatura, cozeduras hiperlentas e outras ‘engenharias’ da cozinha operam magias no palato, junta-se uma carta de sushi, que já está a dar que falar, e não um, mas dois sushiman, que não se poupam a esforços para obter o corte perfeito e a mais inesperada e harmoniosa experiência gustativa. Uma sinfonia de cores e sabores a que todos os outros sentidos são chamados a intervir.
As refeições servem-se na enorme sala interior, com capacidade para 45 lugares, ou na convidativa esplanada, que acolhe 52 lugares, todos eles sentados, e circula pelo charmoso jardim do 138 Liberdade Hotel. O 138 está aberto ao público em geral.
Tudo começa no Edamame, uma entrada de soja ainda na vagem, servida fria ou quente, apenas com um toque de flor de sal, óleo e sementes de sésamo. Uma iguaria típica dos izakayas, bares japoneses onde é servida como aperitivo, à laia de tapa para acompanhar as bebidas.
No Japão, tal como entre nós, dita a tradição, e a sabedoria popular, que se comece a refeição com uma apaziguante sopa. Na carta de sushi do 138, esse preceito cumpre-se, tal como em terras nipónicas, com a típica Sopa de Miso. Um consommé de algas wakame, cogumelos enoki, tofu, cebolo e dashi, a saber, um típico e rico caldo de sopa japonês. Muito umami, palavra de origem japonesa que dá nome ao chamado quinto gosto básico do paladar humano, e que pode bem ser traduzida por gosto agradável ou saboroso. É mesmo!
As entradas contemplam mais 11 pratos, que percorrem uma infinidade de combinações. Lírio, atum, vieiras ou salmão, abacate, manga, leite de tigre, coco, algas wakame, caviar, mel, lima, puré de abóbora, trufas ou malaguetas verdes são ingredientes que se orquestram magistralmente, numa harmoniosa pauta de sabores, onde não faltam criativas surpresas, como os pimentos padrón, que talvez não se esperassem numa carta de sushi.
Com paladares que vão do doce ao agridoce, do mais ácido ao mais condimentado, passando por opções vegetarianas ou tentadoras e refrescantes composições com fruta, cogumelos e pepino, a restante carta apresenta os clássicos maki rolls, nigiri, gunkan sushi e sashimi com um twist que, por vezes, no palato, ganha rasgos de magia gustativa. O empratamento opera igual encantamento ao olhar, e bem sabemos como também este é guloso!
Um festim de frescura que se orienta por princípios régios e dos quais o chef Pedro Monteiro não abdica: Excelência e produtos frescos e de qualidade.
Sob a supervisão do chef Pedro Monteiro, dois sushiman asseguram a carta de sushi.
O restaurante 138, a par do bar, é um dos serviços mais inesquecíveis do hotel. Com 45 lugares sentados no interior e 52 na esplanada, uma decoração elegante e atmosfera trendy e sexy, o 138 dedica parte substantiva dos seus créditos gastronómicos à cozinha tradicional portuguesa, reinterpretada pela arte do chef Pedro Monteiro. Produtos frescos, sazonais e locais são aliados na preservação dos sabores e memória gustativa da rica gastronomia nacional, aqui tão nobremente elogiada e em horário alargado, que vai até às 22h30h. O sushi, como já sublinhámos, é outro dos predicados do restaurante, estando a cargo de verdadeiros sushiman os sabores e as técnicas que chegam do País do Sol Nascente.
Ah, há ainda um piano de cauda, música ao anoitecer, a esplanada fica num jardim sedutor e inimaginável no centro de Lisboa, o serviço é esmerado, mas sem afetações, as sobremesas são de fazer crescer água na boca e devem ser degustadas sem remorsos, única forma de não inquietarem a balança. O ambiente é sedutor e acolhedor e a comida é, verdadeiramente, o prato principal, seja mais fã de favas ou de algas. Tudo isto à disposição de hóspedes e não hóspedes.
Venha pôr-nos à prova!
Estamos no 138 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, a uma estação de metro de si, ou nem tanto.
Tel. +351 21 041 0000 (rede fixa nacional)
reception@138liberdadehotel.com
Créditos fotográficos – João Massa e Sofia Mira/Amazing Evolution
Acerca da Amazing Evolution
Amazing Evolution é uma empresa privada de gestão hoteleira, que se dedica, de forma apaixonada e envolvente, à hospitalidade, à qual consegue sempre acrescentar o fator ‘amazing’. A partir de uma leitura positiva e desempoeirada de cada projeto, e enquadrando-o na sua realidade geográfica, ambiental, histórica e cultural, cria unidades hoteleiras diferenciadoras e com identidade. Foca toda a sua ação no bem-estar e felicidade das pessoas e na capacidade de as maravilhar enquanto promove um mundo melhor. Um propósito que passa por entregar, aos hóspedes, vivências únicas e tailor-made, capazes de constar no mais exigente álbum de memórias. Amazing Evolution é ainda uma empresa cinco vezes consecutivas vencedora do World’s Leading Boutique Hotel Operator, e eleita por duas vezes World’s Leading Hotel Management Company, prémios atribuídos pelos World Travel Awards.concedido pelo World Travel Awards.
‘It’s Amazing’ o que podemos fazer juntos!